quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O que é assédio moral no trabalho?

É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-a a desistir do emprego.

Alguns exemplos de assédio moral podemos verificar nas cenas dos filmes a seguir
:http://www.youtube.com/watch?v=WrgjgS6mZ24
                                                                 
                                                                                                            Aprendiz: Giovana de Oliveira Silva.



Principais canais de comunicação utilizados por auxiliares de escritório, escriturários e contínuos/ office boys.


  • Carta: apresenta notificações destinadas aos clientes.
  • Circulares: apresentam informações administrativas a vários setores.
  • Ofícios: contem matéria de administração para funcionários ou autoridades públicas.
  • Memorando: pode incluir diversos assuntos para setores internos.
  • Bilhete: possui uma linguagem informal, onde apresenta recados para qualquer setor.
  • Ata: trata-se de assuntos de reuniões.
  • Mala direta: contem publicidade destinada a um publico alvo.

                                                              Aprendizes: Camila, Tiago, Renan e Giovana.