Arquivologia
É a aplicação de técnicas e métodos específicos à
organização, conservação e restauração de arquivos. O arquivista
identifica, organiza, avalia e preserva documentos dos mais diversos tipos,
estejam eles em papel, foto, filme, microfilme, disquete, CD-ROM ou, ainda, em
bancos de dados on-line. É o responsável por tornar disponíveis as informações
que são geradas e acumuladas em empresas, órgãos do governo, escolas,
associações, instituições de saúde e ONGs. Deve ter sólida formação cultural para
avaliar a importância dos documentos que manipula e preparo para trabalhar com
produção documental de várias épocas históricas. É fundamental que ele tenha,
também, organização, senso crítico e flexibilidade para atuar em equipe, com
gerentes, administradores, pesquisadores e profissionais de informática, entre
outros.
O mercado de trabalho
A crescente produção de conteúdos por meios eletrônicos e a
necessidade de organizá-los contribuem para o aumento da procura por
arquivistas. A profissão é regulamentada desde 1968, e cada vez mais o campo de
trabalho para esse profissional se encontra em ascensão. As perspectivas são de
crescimento da oferta de trabalho, sobretudo por causa do aumento das
requisições do serviço público. As grandes cidades e capitais são as que
possuem redes mais complexas de serviços públicos, sediam empresas de maior
porte e se constituem nos principais núcleos de absorção desses profissionais.
As vagas encontram-se principalmente nas capitais, como São Paulo (SP), Rio de
Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), onde empresas privadas
criam centros de documentação para o registro de sua trajetória, e Brasília,
por causa do setor público. No setor privado, os arquivistas são cada vez mais
procurados por hospitais, instituições de Ensino Superior, indústrias, centros
de memória, casas de cultura e grandes escritórios de advocacia, contabilidade,
engenharia e arquitetura. Em consultorias de arquivologia existem vagas de
trabalho temporário. O bacharel também tem a possibilidade de abrir a própria
consultoria e atuar como autônomo.
O curso
Além das disciplinas básicas, como história, teoria da
administração, informática e estatística, o aluno estuda as específicas dessa
graduação, como descrição documental, projeto e implantação de sistemas de
arquivo e paleografia (estudo das escritas antigas). Em laboratório, aprende
técnicas de classificação, higienização, preservação e guarda de documentos e
toma contato com ferramentas computacionais que auxiliam no gerenciamento de
arquivos. É necessário conhecer a legislação para avaliar corretamente a
validade dos documentos manipulados. Para isso, o aluno tem aulas de avaliação
documental. Estágio curricular e trabalho de conclusão são obrigatórios.
Duração: quatro anos.
Duração: quatro anos.
Profª Deise
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